Parque com grife, lojas locais e o Oceano Pacífico em Santa Monica

O Oceano Pacífico visto do Togva Park / Foto de divulgação/Bruno Dieguez
O Oceano Pacífico visto do Tongva Park / Foto de divulgação/Bruno Dieguez

Sempre digo que Santa Monica é um dos meus cantos favoritos em Los Angeles, uma cidade que adoro. Mas o correto seria dizer que é um dos lugares ao lado de Los Angeles de que mais gosto, já que a ensolarada Santa Monica, na realidade, é outra cidade, com mais de 90 mil habitantes. À beira-mar, oferece vistas espetaculares para o Oceano Pacífico.

O píer centenário e sua roda-gigante (a primeira do mundo movida a energia solar) já apareceram em numerosos filmes. Passear por ali é sempre uma delícia de programa. A Third Street Promenade reúne cinemas, lojas, bares e restaurantes. Para quem não dispensa um shopping, o Santa Monica Place, projetado por Frank Gehry e com 80 lojas em três andares, fica ao lado. Venice Beach está pertinho. Santa Monica é também uma ótima base para explorar as cidades de praia ao Sul de Los Angeles, entre elas Manhattan e Redondo, ou mesmo outras um pouco mais distantes, como Long Beach e Huntington,

Mês passado descobri que está na hora de voltar a Santa Monica. O Visit California, que promove todo o estado, realizou um evento no Rio, e conversei com Jackie Alvarez, do escritório de turismo de Santa Monica. Fiquei encantada com um novo parque, o Tongva.

O novo parque de Santa Monica é assinado pelo mesmo escritório do High Line, em Nova York / Foto de divulgação/Bruno Dieguez
Santa Monica tem um novo parque / Foto de divulgação/Bruno Dieguez

Inaugurado há dois anos, o Tongva Park fica no centro turístico de Santa Monica, entre o píer e a Third Street Promenade. Era um estacionamento, e foi transformado em parque pelo James Corner Field Operations, o mesmo escritório de paisagismo que cuidou do incrível projeto do High Line Park, em Nova York.

Um pouco mais distante do píer, o Palisades é outro parque de Santa Monica, que se estende ao longo de 14 quarteirões na direção de Malibu. Para quem sai do píer, são menos de 30 minutos de caminhada pela praia. É repleto de palmeiras, o que não chega a ser uma surpresa, mas também tem jardins de rosas. Jackie diz que é o melhor lugar de Santa Monica para ver o pôr do sol, que já é inesquecível visto do píer.

Em frente ao início do Palisades Park começa a Montana Avenue, com bistrôs, cafés e padarias e um comércio mais local, com uma centena de lojas variadas, a uns dez minutos de caminhada da Third Street Promenade. “A única loja de rede que temos em Montana Avenue é um Starbucks. O restante é um comércio superlocal, somente butiques únicas, estúdios de yoga, pequenos spas, além de bares e restaurantes”, conta Jackie, que mora nos arredores. “Muitas celebridades estão sempre por lá e não são incomodadas”.

Em breve, novos parques e áreas comerciais não serão as únicas boas razões para voltar a Santa Monica ou incluir a cidade no seu roteiro pela Califórnia. Entre o fim deste ano e o início do próximo, um trem urbano vai ligar Santa Monica a Downtown LA em 40 minutos. A estação de Santa Monica ficará perto do píer.

Leia mais para quem é do time São Francisco

The Mission, a ensolarada área latina de São Francisco

Pato Donald, o preferido da filha de Walt Disney

Napa Valley, o vale dos chefs na Califórnia

Para seguir O Olhar Nômade nas redes sociais:

https://www.facebook.com/OOlharNomade

https://twitter.com/CarlaLencastre

https://instagram.com/carlalencastre/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s