Tentações renovadas em Miami

IMG_7909 (2)Fachada principal do Pérez Musem, em Downtown Miami

A restauração arquitetônica e econômica do Art Deco District de Miami Beach poderia ter sido o suficiente. No início da década de 1990, os prédios coloridos em tons pastéis transformaram South Beach em cenário para editoriais de moda das revistas mais famosas do planeta, que mostravam como estava mudada a cidade da Flórida. Mas a art déco não bastou. Foi preciso a chegada da arte contemporânea para transformar Miami em cidade cosmopolita que vale mais do que uma escala para compras.

A primeira Art Basel Miami Beach, versão americana da prestigiosa feira de arte suíça, foi realizada em 2002. Desde então, a cidade ferve na primeira semana de dezembro, quando o evento reúne 250 galerias e público estimado de mais de 70 mil pessoas.

A abertura do Pérez Art Museum Miami (PAMM), em Downtown, no final de 2013, era o que faltava para incluir Miami nos destinos americanos que vão além das boas compras. Com um belo projeto sustentável de Herzog & de Meuron e vistas para a Baía de Biscayne e o porto, o museu apresenta arte moderna e contemporânea o ano inteiro, em exposições temporárias. O Pérez Museum tem ainda um agradável e gostoso restaurante, Verde. (Você pode ler mais sobre o Verde na edição de setembro de 2018 da Avianca em Revista. A versão digital está aqui. O texto começa na página 64.) 

A seguir, uma seleção dos últimos tempos e de alguns clássicos para tornar ainda mais divertida uma visita a Miami.

ESCOLA DO CLÁSSICO

Assinado pelo star architect Frank Gehry, o prédio da New World Symphony se destaca em uma cidade repleta de ícones arquitetônicos. A sede da academia de música, dirigida por Michael Tilson Thomas, foi inaugurada em South Beach em 2011. Fica a apenas uma quadra do mall de pedestres da Lincoln Road, a rua comercial mais interessante da cidade (para não dizer que não falamos das compras). A temporada de concertos vai de outubro a maio, e as apresentações às vezes são exibidas ao vivo em um telão na fachada do edifício. O público se espalha pelos jardins e faz piquenique. É só chegar.

ARTE, DESIGN E MODA

IMG_7711 (2)
Mural no início do Design District

Uma das mais importantes coleções particulares de Miami, o acervo de arte moderna e contemporânea dos cubanos Rosa e Carlos de la Cruz  está exposto no Design District. Inaugurado há cinco anos, a de la Cruz Collection é uma das principais atrações do bairro, criado há 15 anos.

A área ao norte de Wynwood e Midtown também se renovou nos últimos anos e se transformou em polo de consumo de luxo. Lojas de grife foram abertas no final de 2014. Hoje a região combina design e galerias de arte originais com restaurantes e bares e marcas internacionais de moda, como Prada e Louis Vuitton, e uma quantidade impressionante de joalherias e relojoarias (Bvlgari, Cartier, Harry Winston, Hublot, Piaget, entre outras). O Design District se espalha pelas ruas 40.

HISTÓRIA ENTRE TACADAS

O Biltmore é o símbolo de Coral Gables, onde foi erguido em 1926, na fase de arquitetura mediterrânea de Miami. Passou por uma renovação milionária entre o final do século passado e o início deste, depois de temporadas em que serviu como hospital ou esteve fechado. Com 275 quartos, renovados ao longo de 2018, o hotel, que já foi o mais alto da Flórida, é monumento histórico desde 1996.

IMG_1884 (2)
O histórico campo de golfe do Biltmore Hotel

O campo de golfe de 18 buracos foi projetado por Donald Ross na mesma época do hotel e do bairro planejado ao seu redor, criado pelo empreendedor George Merrick. Escocês, Ross foi um dos principais designers de campos de golfe do início do século passado. Desde então, o histórico campo do Biltmore foi frequentado não apenas por esportistas, como Tiger Woods, mas também por celebridades em geral, entre elas atores de Hollywood como Bill Murray e Will Smith.  Na lista de hóspedes do hotel, de Franklin D. Roosevelt a Al Capone, sobram famosos, ainda que alguns pelas razões erradas.

IMG_1780 (2)
A piscina do Biltmore

O famoso e delicioso brunch de domingo é servido em um pátio ao ar livre com música ao vivo e vasto cardápio: ovos, queijos, saladas, sushis, frutos do mar, caviar, massas e doces. Antes ou depois da refeição, não deixe de ver a piscina com estátuas romanas e azulejos de inspiração mourisca. Itália e Espanha se encontram neste cenário onde Johnny Weissmuller deu aulas de natação antes de virar Tarzan.

(Um texto mais detalhado sobre o brunch do Biltmore está na edição de julho de 2018 da Avianca em Revista, nas páginas 86-87. A versão digital pode ser lida clicando aqui.)

NOVIDADES DE CAMA, BANHO E MESA

IMG_2268 (2)
O restaurante do Metropolitan by Como

Em 2014, foram inaugurados dois luxuosos e esperados hotéis boutique em Miami Beach, na área ao norte de South Beach. Em um prédio art déco da década de 1920 abriu o tranquilo e simpático Metropolitan by Como, do grupo asiático baseado em Singapura; mais ao norte, em Mid-Beach, foi inaugurado o animado Edition, terceiro hotel da parceria entre o hoteleiro Ian Schrager e a Marriott. Novos restaurantes acompanham a renovação da rede hoteleira. The Miami Beach Edition, por exemplo, traz o Matador Room, com cardápio latino elaborado pelo chef estrelado Jean-Georges Vongerichten.

O ESSENCIAL

Pérez Art Museum Miami (PAMM) – 1.103 Biscayne Boulevard, Dowtown. Tel. +1 305 375-3000. Aberto de terça-feira a domingo, das 10h às 18h (às quintas fecha às 21h). Ingressos a US$ 16. pamm.org

de la Cruz Collection – 23 NE 41st Street. Tel. +1 305 576-6112. Aberto de terça-feira a sábado, das 10h às 16h. Entrada gratuita. delacruzcollection.org

New World Symphony – 500 17th Street, Miami Beach. Tel. +1 305 673-3331. Programação completa e venda de tíquetes em nws.edu.

The Biltmore – 1.200 Anastasia Avenue, Coral Gables. O brunch de domingo, servido das 10h às 16h (com entrada até as 14h), custa US$ 90, mais imposto (9%) e taxa de serviço (18%). Reservas pelo telefone +1 305 913-3200 ou no site do hotel. biltmorehotel.com

Versão atualizada de texto originalmente publicado na revista MMartan.

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s