O cenário formado pela Baía de Guanabara e o Pão de Açúcar brilha sob a luz suave do sol do inverno carioca. Quando a beleza exterior é tão escandalosa, é difícil chamar a atenção pela beleza interior. Mas o Yoo2, inaugurado em 2016 na Praia de Botafogo, em frente à baía, consegue surpreender. Com um design ao mesmo tempo contemporâneo e acolhedor, o hotel no Rio de Janeiro tem o selo da Preferred Hotels.

Depois de mais de dois anos encoberto por tapumes, o edifício conhecido dos cariocas por ter abrigado vários consulados está de volta à paisagem da praia. Se nada mudou na fachada envidraçada, do lado de dentro nada permaneceu igual. O projeto original veio do Yoo Studio, escritório londrino de design que tem como sócio Philippe Starck.
São 143 quartos distribuídos em 12 andares. No lobby com piso de cimento queimado, ferro e pedra, chama a atenção os elevadores camuflados em meio a um jardim vertical e a irreverente curadoria de objetos, que junta ícones como um pequeno Ballon Dog do artista plástico Jeff Koons e uma lata de Maizena. Até há um balcão de recepção logo na entrada, mas o check-in pode ser feito em um dos sofás ou poltronas. Os elevadores que levam aos quartos e ao terraço têm uma parede de vidro com vista para um grafite feito pelo carioca Marcelo Ment. O desenho ocupa todo o fundo do poço dos elevadores e vai do térreo ao 13º andar, onde fica a piscina e o Rooftop Bar.

Os quartos têm entre 23 e 37 metros quadrados, são confortáveis e com bons banheiros. A decoração sofisticada, mas sem ostentação, segue o padrão das áreas comuns, com objetos de design assinados pelo Yoo Studio e também por designers brasileiros. Há paredes de cimento queimado e pisos com ladrilhos hidráulicos, um clássico carioca com desenhos feitos especialmente para o hotel. Não há dois quartos iguais, ainda que alguns detalhes se repitam aqui e ali, como almofadas estampadas com fotos de personagens históricos da Família Real brasileira. Os apartamentos de frente têm vista para a baía e o Pão de Açúcar. Apesar de a Praia de Botafogo ter um trânsito intenso, os quartos possuem ótimo isolamento acústico.

O bar e o restaurante ficam no térreo, logo depois do lobby. Luminárias de design se destacam na decoração. Ao fundo, há um pátio interno com teto retrátil, jardim vertical em parede com ladrilhos hidráulicos e uma pequena horta. Cada área do térreo, incluindo o lobby, tem uma trilha sonora própria.
Um ponto forte do Yoo2 é o bar no terraço com uma vista frontal estonteante para a baía e o Pão de Açúcar. Da lateral, vê-se o Corcovado, a Pedra da Gávea e os Dois Irmãos. A piscina é revestida de pedra vulcânica e os móveis da área são brancos, azuis e verdes. O bar do terraço pode ser reservado para pequenos eventos.
Repleto de cinemas, o tradicional bairro de Botafogo hoje é repleto de bares e restaurantes, vários abrigados nas muitas casas tombadas na região. Na Praia de Botafogo, a cinco minutos de caminhada do Yoo2, a AccorHotels inaugurou na mesma época um Novotel e um Ibis Budget. Botafogo está entre o Centro do Rio e as praias da Zona Sul, com fácil acesso, inclusive de metrô.
Serviço
Yoo2. Praia de Botafogo 242. Telefone +21 3445 2000. yoo2.com
Versão atualizada e editada de texto originalmente publicado na revista Panrotas
O bar do terraço é aberto ao público em geral? Deu vontade de conhecer! Aliás, deu vontade até de me hospedar (em minha própria cidade).
CurtirCurtir
Hahaha Os quartos são uma graça. O bar abre pro público, mas tem que reservar. É mais pra pequenos grupos, tipo comemoração de aniversário.
CurtirCurtir