Hotéis de luxo chegam a Chengdu

Chengdu vista de um dos quartos do novo Ritz-Carlton
Chengdu vista de um dos quartos do novo Ritz-Carlton

A revista americana de turismo “Condé Nast Traveler” avisou no ano passado: Chengdu está entrando no radar dos viajantes. E não é por acaso. Chengdu reúne o melhor de uma metrópole chinesa (boa, e apimentada, gastronomia; história milenar; luxo contemporâneo) com uma atração adoravelmente irresistível: uma reserva natural repleta de pandas-gigantes.

Panda-gigante em Chengdu
Panda-gigante em Chengdu

Com o boom turístico, já são vários os hotéis de luxo na cidade, de redes como Ritz-Carlton, Shangri-la e St.Regis, e seus respectivos bares, restaurantes e spas abertos também a não-hóspedes. Companhias aéreas de todo o mundo começaram a incluir Chengdu em suas rotas — a Qatar Airways inaugurou no fim de 2013 um novo voo a partir de Doha; a United começou a voar em junho de 2014 a partir de São Francisco.

Prato da tradicional e apimentada cozinha de Sichuan
Prato da tradicional e apimentada cozinha de Sichuan
Sobremesa do Spices
Sobremesa do Spices

Para versões contemporâneas da culinária local, deliciosa e sempre muito apimentada. escolha um dos muitos restaurantes nos hotéis bacanas da cidade. O Shangri-la tem um Shang Palace. O Ritz-Carlton oferece duas opções. O Li Xuan é especializado em cozinha de Sichuan e cantonesa. O outro, o Spices, tem um ótimo bufê de cardápio variado. Ambos são comandados pelo impecável chef Michael Liang. No Li Xuan (fotos abaixo), uma refeição de nove passos inclui um lindo e inacreditavelmente delicioso tomate com lagostim cozido ao vapor e molho de trufas negras, seguido de costelinhas marinadas servidas em um bambu recoberto de carvão e pegando fogo: é só esperar a chama apagar, quebrar o bambu e comer.

Chengdu / Foto de Carla LencastreChengdu / Foto de Carla Lencastre

O bambu incandescente do Lixuan é espetacular, mas depois tem ainda um inesquecível wonton com camarão, carne de porco e pimenta. É de chorar. Pela pimenta e pela alegria da deliciosa mistura de sabores.

Chengdu / Foto de Carla LencastreChengdu / Foto de Carla LencastreO Ritz-Carlton, inaugurado no fim de 2013, tem 353 quartos e ocupa do 23º ao 41º  andar de um prédio nas esquinas da Praça Tianfu. O bar no 27º andar, o Flair, é dos mais animados, frequentado não só por turistas, mas principalmente por moradores.

(Versão atualizada de texto originalmente publicado no jornal O Globo.)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s