Jardim Botânico de Cingapura, Patrimônio da Humanidade

Jardim Botânico de Cingapura
Jardim Botânico de Cingapura

O Centro de Cingapura é tão vibrante que é difícil sair dali para explorar outras áreas da cidade-Estado asiática. Mas não deixe de ir pelo menos ao Jardim Botânico, Patrimônio da Humanidade pela Unesco. A uns dez ou 15 minutos de caminhada do final da Orchard Road, a principal avenida comercial da cidade, na realidade o jardim é um imenso parque tropical, com muitas árvores e plantas parecidas com as que temos no Brasil.

Vitórias-régias asiáticas
Vitórias-régias asiáticas

É emocionante ver do outro lado do mundo um lago de vitórias-régias e palmeiras como as do Jardim Botânico carioca. Há dezenas de espécies na região do parque conhecida como Vale das Palmeiras, que termina em um lago com um palco no qual são realizados concertos gratuitos nas tardes e noites dos fins de semana

Com oito mil espécies diferentes, o jardim é uma das atrações mais procuradas de Cingapura e recebe mais de quatro milhões de visitantes por ano. Uma área de seis hectares preserva a floresta original da ilha, com dez espécies de plantas endêmicas. O diretor do jardim, o britânico Dr. Nigel Taylor, há quatro anos em Cingapura, era curador do Kew Gardens, em Londres. Casado com uma bióloga brasileira, fala português perfeitamente e conta uma história diferente para cada árvore do parque. Uma delas, por exemplo, é a que está no verso da nota de 5 dólares de Cingapura.

Orquídeas no Jardim Botânico
Orquídeas no Jardim Botânico

O Jardim de Orquídeas, dentro do Jardim Botânico, é uma atração por si só — a orquídea é a flor nacional de Cingapura e está também nas moedas. Se o tempo e o calor impedirem caminhadas mais demoradas por todo o parque, vá direto ver as orquídeas. São 60 mil plantas distribuídas em uma área de três hectares.

Uma das alas reúne somente espécies híbridas batizadas com nomes de celebridades, como a William Catherine, uma homenagem feita ao príncipe e a Kate Middleton. Em uma estufa, estão reunidas orquídeas de altas altitudes. O Jardim de Orquídeas tem ainda uma coleção de bromélias.

Cingapura / Foto de Carla LencastreCingapura / Foto de Carla LencastreCingapura / Foto de Carla Lencastre

Além da flora tropical, Cingapura também oferece atrações ligadas à fauna. A principal é o Jardim Zoológico, com tigres brancos e um famoso safári noturno, com 2.500 animais de 130 espécies, algumas ameaçadas de extinção. Outra é o parque das aves, o Jurong Bird Park, com cinco mil pássaros de 380 espécies. Ambos são um pouco mais distantes do centro, mas imperdíveis para quem viaja com crianças.

O portão de entrada original do Jardim Botânico
O portão de entrada original do Jardim Botânico

Leia mais

Leão vira sereia em Cingapura

Templos, compras e comidas de rua

(Versão atualizada de texto originalmente publicado na revista Boa Viagem do jornal O Globo.)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s