Um fim de semana em Zurique

As torres da Grossmünster e o Rio Limmat
As torres da Grossmünster e o Rio Limmat

Depois de algumas idas à Suíça francesa e à italiana, finalmente tive a oportunidade de conhecer Zurique. Após uma viagem na qual visitei Interlaken e subi ao topo da montanha Jungfrau, no ano passado, aproveitei para passar um fim de semana em Zurique. Em dois dias, bati muita perna pela Banhofstrasse, me perdi e me diverti na Altstadt, fiquei encantada com os vitrais de Chagall e Polke nas igrejas Fraumünster e Grossmünster, comi luxemburgeli na Sprüngli e comprei chocolates na Teuscher.

Verão às margens do Limmat
Verão às margens do Limmat

Peguei um fim de semana ensolarado, um pouco quente demais. Se o calor cansou, também deu um colorido diferente à cidade. Mas este roteiro “primeira vez” pode ser feito em qualquer época. O Centro Antigo de Zurique se espalha pelas duas margens do Rio Limmat e é repleto de vielas medievais, com lojas e restaurantes. É uma delícia andar a pé sem rumo e atravessar de um lado para o outro pelas pontes que cruzam o rio. A seguir, algumas das atrações que conferi, e que cabem em 48 horas sem correria.

Imperdível: experimentar luxemburgeli na Sprüngli
Imperdível: experimentar luxemburgeli na Sprüngli

Banhofstrasse. A principal rua de comércio da cidade fica na margem direita do Rio Limmat e segue o traçado do antigo muro medieval da cidade. Como o nome indica, a rua começa na HauptBanhof, a principal estação de trem. É repleta de grifes, mas as lojas de fast fashion também estão por ali. Para chocolates, procure uma das lojas da Teuscher (tem uma no número 46). A Sprüngli, a mais conhecida confeitaria da cidade, também fica na Banhofstrasse, no número 21. Não deixe de comprar luxemburgeli, o macaron local.

Para chocólatras, Teuscher
Para chocólatras, Teuscher

Vitrais e esculturas. Perto da Banhofstrasse fica uma das duas principais igrejas de Zurique. A Fraumünster tem cinco vitrais de Marc Chagall, do início da década de 1970. Na margem direita do Limmat, fica a outra igreja importante, considerada a Catedral de Zurique. A Grossmünster reúne 12 vitrais de Sigmar Polke, criados em 2009. Artista do pós-Guerra alemão, Polke morreu logo depois, em 2010. A menos de dez minutos dali, na mesma margem direita, fica o principal museu de arte da cidade, o Kunsthaus, com uma grande coleção do suíço Alberto Giacometti. Esculturas de Auguste Rodin e Henry Moore chamam a atenção ainda do lado de fora do prédio. Suíça / Foto de Carla LencastreSuíça / Foto de Carla LencastreSuíça / Foto de Carla Lencastre

Polke, Moore e Rodin

Ao ar livre. O Lindenhof é um pequeno parque no alto de uma colina, em uma das áreas mais antigas da cidade, com lindas tílias e vistas. Fica perto da Banhofstrasse e da Fraumünster. Detalhe charmoso e importante para os dias mais quentes: Zurique é repleta de lindas fontes de água potável. É só levar uma garrafinha e ir reabastecendo. Suíça / Foto de Carla LencastreSuíça / Foto de Carla Lencastre

Zurique vista do Lindenhof

Suíça / Foto de Carla LencastreSuíça / Foto de Carla LencastreSuíça / Foto de Carla LencastreFontes da cidade

Comes e bebes. Zurique tem muitos bons restaurantes. Como meu tempo era curto, não fiz nenhuma grande refeição. Mas destaco dois lugares ótimos para almoço ou jantar sem grandes pretensões, um de cada lado do rio. O primeiro é o animado Café Odeon (Limmatquai 2), um bar e café histórico perto do Lago de Zurique com um bom hambúrguer e um people watching melhor ainda. O outro é a Cantinetta Antinori, da família proprietária de várias vinícolas famosas na Itália. A mozzarella de búfala derretia na boca. Fica na Augustinergasse 25, quase transversal à Banhofstrasse.

Cantinetta Antinori e Café Odeon

Suíça / Foto de Carla LencastreSuíça / Foto de Carla LencastreSuíça / Foto de Carla Lencastre

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s