Passeio ‘com emoção’ pelo deserto de Doha, no Qatar

Panorama do Centro de Doha
Panorama do Centro de Doha

O Qatar continua investindo para reforçar sua posição de centro de distribuição de voos para a Ásia e outros países do Oriente Médio. E, consequentemente, tentar se fortalecer como uma boa opção de escala entre um voo longo e outro para um dia ou dois de passeios pela capital, Doha, e pelo deserto à margem do Golfo Pérsico.

O deserto qatari e o Golfo Pérsico
O deserto qatari e o Golfo Pérsico

Além de gastar bilhões em um novo aeroporto na capital; em estádios para a polêmica Copa de 2022 e em obras de construção civil em geral, o país que ocupa uma península com pouco mais de dois milhões de habitantes também investe em obras de arte. No deserto, por exemplo, foi inaugurada ano passado a gigantesca instalação em aço “East-West/West-East”, do escultor americano Richard Serra.

Doha / Foto de Carla LencastreDoha / Foto de Carla LencastreDoha / Foto de Carla Lencastre

O Museu de Arte Islâmica, instalado às margens do Golfo Pérsico em um prédio assinado pelo arquiteto I.M. Pei (o mesmo da pirâmide de vidro do Louvre), tem uma das mais bonitas vistas para o panorama de edifícios de arquitetura arrojada que formam o centro financeiro da capital. Vista parecida pode ser apreciada do Sharq Village & Spa, hotel à beira-mar administrado pelo grupo The Ritz-Carlton. Mesmo que você não esteja hospedado lá, não deixe de fazer uma refeição no Parisa, delicioso restaurante de cozinha persa (fotos acima).

Guy Savoy em Doha
Guy Savoy em Doha

Comer bem é um dos melhores programas de Doha. Os hotéis, únicos lugares onde podem ser servidas bebidas alcoólicas, têm muitos bares e restaurantes. O Nobu, do chef japonês Nobuyuki Matsuhisa, está há três meses no Four Seasons. São vários os estabelecimentos de luxo com casas assinadas por chefs celebridades com três estrelas Michelin, como o britânico Gordon Ramsay e os franceses Jean-Georges Vongerichten e Guy Savoy. O St. Regis tem dois restaurantes de Ramsay, além de uma filial do badalado Hakkasan, de cozinha chinesa. No W, o chef celebridade é Jean-Georges, também com dois restaurantes.

Marina em The Pearl
Marina em The Pearl-Qatar

O chef Guy Savoy inaugurou há dois anos o seu Quisine no The Pearl-Qatar. Como não fica em um hotel, o restaurante francês de Guy Savoy não serve vinho ou qualquer outro tipo de bebida alcoólica. O nome da área lembra o passado de Doha como um vilarejo de pescadores de pérolas, e a região reúne prédios residenciais, uma marina, lojas de estilistas ocidentais e bares, cafés e restaurantes.

Onde a França encontra os Estados Unidos
Onde a França encontra os Estados Unidos

As ruas de The Pearl, um conjunto de ilhas artificiais ligado ao continente, têm nomes de famosos calçadões à beira-mar, como a Croisette, de Cannes, e Boardwalk, comum nos Estados Unidos, desde a Disney, na Flórida, a Santa Cruz, na Califórnia. Nos muitos canteiros de flores espalhados pela marina, caixas de som Bose reproduzem som de aves.

The Pearl é um shopping horizontal, como são os mercados árabes. Mas Doha tem também o seu mercado mais tradicional, o Souq Waqif, reconstruído na área original de comércio na cidade. O souq tem pashiminas, espadas e artesanato em geral, além de muita quinquilharia em plástico. Tanto The Pearl quanto o Souq Waqif ficam mais movimentados à noite, quando diminui o calor.

O Golfo Pérsico e a Arábia Saudita
O Golfo Pérsico e a Arábia Saudita

De dia, o melhor e mais divertido programa no Qatar é ir para o lindo deserto, a menos de um hora da capital. O safári é feito em confortáveis veículos 4×4 com ar-condicionado. Uma vez nas dunas, os trajetos são “com emoção”, e muita. Em alguns momentos, a sensação é de estar em uma montanha-russa. A paisagem é especial: o deserto do Qatar termina no mar, no caso, o Golfo Pérsico. Do outro lado das dunas de areia clara desenhadas pelos pneus dos carros avista-se a Arábia Saudita.

Acampamento nas areias do deserto do Qatar
Acampamento nas areias do deserto do Qatar

Depois de muita diversão no sobe e desce há uma parada em um acampamento à beira-mar, onde dá para relaxar molhando os pés nas águas do golfo enquanto o motorista enche os pneus do carro antes de voltar ao asfalto. No início do tour, a parada para esvaziar os pneus é em uma área com dromedários. É possível fazer um rápido passeio “sem emoção” antes de começar o emocionante mergulho nas dunas. O meu tour foi organizado pela empresa Gulf Adventures, que pode cuidar ainda do visto de entrada necessário para brasileiros — os hotéis também prestam esse serviço. O safári de quatro horas, em um Land Cruiser, da Toyota, custa o equivalente a US$ 110.

Camelo na parte
Camelo na parte “sem emoção” do passeio pelo deserto

Agora é verão no Qatar, e as altíssimas temperaturas locais, que passam dos 45°C durante o dia, desestimulam passeios ao ar livre. Do outono à primavera, fica mais fácil aproveitar as atrações de Doha e arredores. Antes de programar sua escala qatari, leve em conta também quando é celebrado o Ramadã — o feriado religioso é móvel, e o deste ano acaba de terminar. Durante o Ramadã, muitos restaurantes e atrações, como o Museu de Arte Islâmica, fecham ou funcionam em horários restritos. Mesmo nos hotéis de luxo o horário de bares e restaurantes é reduzido, assim como a oferta de bebida alcoólica.

Ainda que seja repleto de moradores estrangeiros, hotéis luxuosos, restaurantes de chefs estrelados e lojas de grife, o Qatar é um país muçulmano e segue as regras religiosas. É um emirado bem mais conservador do que Dubai, por exemplo. É recomendável ser discreto na hora de se vestir. Mulheres devem evitar decote, e ombros e pernas de fora. Homens não tiram a camisa em público, mesmo em lugares ermos, como no deserto.

(Versão atualizada de texto originalmente publicado na revista Boa Viagem do jornal O Globo.)

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s