Queijos e afins em Colonia del Sacramento

Calle de los Suspiros
Calle de los Suspiros

Colonia / Foto de Carla LencastreA Calle de los Suspiros, endereço do simpático restaurante El Buen Suspiro, é também onde a cidade uruguaia de Colonia del Sacramento é mais Paraty, com seu calçamento pé de moleque formando uma canaleta no meio da rua para escoar a água da chuva em direção do Rio da Prata. Apesar da comparação recorrente entre as duas cidades, em Colonia a herança espanhola é mais forte do que a portuguesa. O que não faz muita diferença na hora de escolher uma tábua de queijos regionais no El Buen Suspiro ou aproveitar uma das sopas do cardápio de inverno. Os vinhos são de vinícolas de área.


082A
091A

Chivito no Casa Grande
Chivito no Casa Grande

Quem quiser experimentar um chivito, o tradicional sanduíche uruguaio de carne e ovo frito, não precisa sair do centrinho histórico. Vários cafés oferecem o sanduíche. Logo adiante da Calle de Los Suspiros, em frente à Plaza Mayor, por exemplo, fica o Casa Grande. As agradáveis mesas ao ar livre dão vista para a praça, com bem conservados carros antigos que provocam filas de turistas para tirar fotos; para o farol e para o Rio da Prata. Em uma área com Wi-Fi gratuito, o chivito vem no pão de batata com presunto, em vez de bacon, e uma saladinha de alface, tomate e azeitona. Vale por uma refeição.

Porto Náutico
Porto náutico
Mesas entre os plátanos no Drugstore
Mesas entre os plátanos no Drugstore
Basília do Santíssimo Sacramento
Basílica do Santíssimo Sacramento

Seguindo na direção do porto náutico, ao norte, chega-se logo ao Drugstore. Com decoração colorida e moderninha, o restaurante fica em uma praça repleta de lindos plátanos e de frente para a Basílica do Santíssimo Sacramento — esta sim, uma herança da colonização portuguesa, do início do século XIX. Ao lado está o sítio arqueológico da Casa do Governador, residência portuguesa destruída pelos espanhóis em 1777. O Drugstore tem cozinha aberta e cardápio extenso, mas é possível pedir apenas uma porção de queijo. São muitos os lugares aprazíveis para uma refeição completa ou simplesmente tomar uma taça de vinho ou uma cerveja local, como a Patricia. Apenas certifique-se antes sobre a forma de pagamento. Alguns restaurantes só aceitam cartões de crédito a partir de determinado valor. A maioria das contas é em pesos uruguaios, pesos argentinos e dólares.

Colonia / Foto de Carla Lencastre

Colonia / Foto de Carla LencastreColonia / Foto de Carla LencastreO farol da linda Colonia del Sacramento visto de três ângulos diferentes.

A muralha e o Prata
A muralha e o Prata

(Versão atualizada de texto originalmente publicado no jornal O Globo.)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s