Sombra e águas calmas em Playa del Carmen

Playa del Carmen
Playa del Carmen

Em Playa del Carmen, ao sul de Cancún, impera o ambiente de vila chique, com pequenos hotéis de design e pensões charmosas. Perto dali estão algumas das mais importantes ruínas maias no México, como a pirâmide de Chichén Itzá, uma das novas Sete Maravilhas do mundo. Enquanto em Cancún predominam os grandes hotéis cada vez mais luxuosos, boa parte deles all-inclusive, em Playa del Carmen, ao sul, a moda são os hotéis butique. Entre um balneário e outro, ficam os resorts all-inclusive da Riviera Maia, ideais para quem viaja com criança pequena e só quer saber de sombra e água fresca. A Riviera Maia se estende ao longo do Mar do Caribe entre Cancún (uns 40 minutos ao norte) e Playa del Carmen (uns 20 minutos ao sul).

Turistas em Playa, com Cozumel ao fundo
Turistas em Playa, com Cozumel ao fundo

Playa del Carmen é um vilarejo de pescadores que mantém seu charme de lugar pequeno. Em Cancún, só dá para andar a pé dentro dos hotéis ou nos shoppings. Em Playa, carro e transporte público são dispensáveis. No máximo, você pode pegar um ferryboat para passar o dia em Cozumel ou fazer um passeio de barco para aproveitar os ótimos pontos de mergulho da ilha. De Playa, chega-se também a Tulum, vilarejo ainda menor ao sul, com ruínas maias à beira-mar. É possível ainda fazer passeios de um dia às ruínas de Cobá e aos parques aquáticos de Xcaret e Xel-Há.

Barraca na praia em frente ao hotel Mosquito Beach
Praia em frente ao hotel Mosquito Beach

Em Cancún, famílias com crianças estão por toda a parte. Em Playa, elas são minoria. Como não há resorts e os hotéis butique têm piscinas menores, o programa é mesmo a praia, que tem um mar bem mais calmo do que Cancún. Para aproveitar o dia, é só escolher uma barraca, todas com serviço de bar, e camas, espreguiçadeiras e guarda-sóis espalhados pela areia. A mais famosa é a Mamita’s, na altura da Calle 28, mas há muitas outras opções. Uma das barracas mais antigas, e concorridas, é a Blue Parrot, desde 1984 na Calle 12. Fiquei em frente ao hotel Mosquito Beach, na Calle 8, um dos mais badalados de Playa, que oferece confortáveis colchões com almofadões debaixo de coqueiros, e um bom serviço de bar, com tostadas de atum fresco com alface, aipo, pepino e laranja e empanadas de cação com tomate e azeitona. Num lindo domingo ensolarado, a areia e as barracas estavam cheias, mas não lotadas, com espaço de sobra para você escolher um lugar para chamar de seu.

Loja em La Quinta
Loja em La Quinta

À noite, as festas dão o ritmo de Playa, seja nas próprias barracas de praia, nos hotéis ou em boates. A Coco Bongo de Cancún tem uma filial bem no centro da vila. No caso, o centro é o trecho da Quinta Avenida — La Quinta, como é conhecida a rua de pedestres que segue paralela à praia — entre as ruas 8 e 12. Na altura da Calle 18, La Quinta é cortada por uma outra avenida, a Constituyentes, e há um píer na praia. Da Calle 20 em diante, o movimento vai ficando mais tranquilo, e os hotéis e as pousadas têm melhores preços. Entre o dia em uma confortável barraca de praia e a noite dançante, o programa é bater perna pelas ruazinhas calçadas de pedra, entrar numa lojinha ou outra, jantar em algum lugar simpático.

Playa del Carmen / Foto de Carla LencastrePlaya del Carmen / Foto de Carla LencastrePlaya del Carmen / Foto de Carla Lencastre

Detalhes das lojas de La Quinta

Há muitos lugares para pequenas compras em Playa, desde lojas de produtos típicos de gosto duvidoso, como toalhas de praia estampadas com ruínas maias, até galerias de arte bem interessantes, passando por charutarias cubanas, que fazem a alegria dos turistas americanos. Quem é fã da loja de perfumes e cosméticos Sephora deve dar uma olhada na rede Ultrafemme. Na altura da Calle 14 sai uma pequena viela, a Calle Corazón, com lojas charmosas, restaurantes bonitinhos e uma filial da sorveteria americana Ben & Jerry’s. E durante toda a andança por Playa, seja na areia ou em La Quinta e suas transversais, chamam a atenção as placas de masaje espalhadas por tudo quanto é canto.

Quando ir: Cancún tem um clima ameno com temperaturas médias entre 25ºC e 30ºC o ano todo. A temporada de furacões no Mar do Caribe vai de junho a novembro, e a maior probabilidade é nos meses de setembro e outubro. A alta temporada é em julho (verão no Hemisfério Norte) e nos feriados do final do ano.

(Versão atualizada de texto originalmente publicado na revista Boa Viagem, do jornal O Globo.)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s